domingo, 4 de novembro de 2012

Planos e Ângulos de Gravação


Planos e Ângulos de Gravação

“De todas as Artes, o Cinema é a mais importante
Lênin

Planos de Gravação


Quando você está na praia, seu foco de atenção pode ser o mar e a areia, pode ser o casal entrando na água ou a criança brincando na areia. Cada cena destas pode ser definida como Plano de Gravação.
            O Plano é o “Seletor do Olhar”, é a “Ilusão da percepção real”. Cada Plano de Gravação deve possuir um significado para o espectador, que o auxiliará a compreender melhor a história que queremos contar.
            Podemos gravar nosso cenário, com pessoas e objetos, de vários ângulos e distâncias. Os Planos de Gravação não são regras, nem rígidos, mas sim uma base de entendimento entre a equipe, o Diretor de Fotografia e o Diretor.



Grande Plano Geral (Big Long Shot ou Extreme Long Shot)

     Este é um dos tipos de “Take de Localização”. Com esta imagem criamos uma ambientação e designamos uma localização para a sequencia de imagem que a seguirá. Este Take passa uma idéia de grandeza do local, muitas vezes com o “homem” sendo um item insignificante do cenário. No cinema este plano funciona bem, já na televisão é pouco explorado, por perder os detalhes na tela pequena. Não há uma regra para o tempo de exposição deste Plano, mas em geral precisamos de 8 a 12 segundos para absorver as informações.


Plano Geral (Long Shot)


            O Plano Geral também é um “Take de Localização”, mas é mais fechado e integra mais os personagens ao ambiente. Com este plano podemos mostrar melhor os detalhes do cenário. Psicologicamente, este plano pode passar a idéia de pequenez do “homem”, ou o efeito global de uma ação. Não há uma regra para o tempo de exposição deste Plano, mas em geral precisamos de 5 a 9 segundos para absorver as informações.




Plano Conjunto (Medium Long Shot)




            O Plano Conjunto é utilizado para mostrar um grupo de personagem interagindo no cenário. O Plano Conjunto substitui o Plano Geral na Televisão, pois define melhor os personagens. Existem algumas divergências sobre o Plano Conjunto, pois alguns profissionais definem que quando um personagem, sozinho em cena, está de corpo inteiro também é um Plano Conjunto. No entanto, para melhor definição de termos, utilizaremos a subdivisão Plano Inteiro.


Plano Inteiro (Plano Aberto)



Plano Inteiro, ou Plano Aberto, é utilizado para mostrar o personagem, de corpo inteiro, interagindo com o cenário. Muito similar ao Plano Conjunto, mas diferenciando-se pela quantidade de pessoas em cena. Este plano passa a idéia de uma ação global, na qual o personagem está inserido em um cenário e sua ação se integra ao mesmo. 


Plano Americano (Medium Shot)



            Por consenso, não por regra, podemos definir o Plano Americano como o enquadramento do  personagem do joelho (mais ou menos) até a cabeça. O Plano Americano foi primeiramente utilizado nos filmes de “Velho Oeste”, pois era necessário mostrar o coldre das armas. Se repararmos o nosso dia-a-dia, quando estamos, em pé, conversando com alguém, a vemos em Plano Americano. Por isso, utilizamos este plano para passar ao telespectador a idéia de que ele está participando da cena. Este é um plano que mostra muito movimento do personagem e pouca expressão facial. Pode ser utilizado para demonstrar familiaridade, dramaticidade corporal e ação corporal.



Plano Médio

            Podemos dizer que o Plano Médio enquadra da cintura (mais ou menos) para cima. Este já é um plano bastante intimista, pois possui ação e definição da emoção facial do personagem. O cenário se torna menos importante que o personagem. O valor expressivo e dramático deste plano é grande para a  narrativa.


Plano Próximo (Medium Close-up) 



            O Plano Próximo abrange do tórax para cima. Este plano se assemelha muito ao Plano Médio em termos de narrativa, no entanto, este mostra menos a ação e mais da expressão facial. O Plano Próximo é muito utilizado no Telejornalismo.



Primeiro Plano (Close-Up)





            O Primeiro Plano é a imagem do ombro para cima. Neste plano o que importa é a expressão do personagem. O cenário é o que menos importa. Utilizamos este plano para demonstrar as emoções faciais como amor, alegria, desespero e medo. Muito utilizado como um plano de impacto ou plano para demonstrar a reação do personagem.
 
Primeiríssimo Plano (Primeiro Plano Absoluto, Super-close ou Big Close-Up)




Caracteriza-se por termos o rosto do personagem dominando completamente a cena. Em termos psicológicos, seu uso é similar ao do Primeiro Plano, com maior ênfase a expressão dos olhos, nariz e boca.



Plano Detalhe (Extreme Close-up)


O Plano Detalhe é utilizado para ressaltar determinada ação, parte do corpo (olhos, boca, pés, mão, etc) ou objeto (Logo de um carro, uma fruta, etc).

Campo e Contra-Campo



Utilizamos o Campo e Contra-Campo para estabelecer uma seqüência de conversas. Ao gravarmos uma conversa entre dois personagens ou um personagem olhando para determinado objeto, precisamos estabelecer a localização espacial de ambos. No caso de gravarmos um Plano Conjunto onde os personagens estejam se olhando frente-à-frente, um à esquerda e outro à direita, para depois gravar os personagens em separado (em qualquer dos planos pessoais individuais) devemos atentar para a direção do olhar do personagem.   

  


Imagine, se na conversa, ambos os personagens estivessem frente-à-frente, mas em close estivessem ambos olhando para o mesmo lado? Isso seria uma inversão de eixo. Para contornarmos este problema devemos traçar uma linha imaginária, como na figura acima,  pelos personagens e um ângulo de 180º que a câmera não deverá ultrapassar. Assim, quando um personagem está de frente, o outro está de costas e vice-versa, sem confundirmos a cabeça do espectador.



Ângulos de Gravação

        Tá ok, os planos de gravações foram definidos. Como padrão, estes planos são todos com o ângulo no mesmo nível da testa do objetivo ou centro do objeto. O que acontece se você alterar este ângulo? E se eu gravar mais do alto ou mais baixo? Assim como os planos possuem significados subjetivos, os ângulos também os possuem. Vamos às definições:


Over the Shoulder (Sobre o Ombro)





            Este ângulo é muito utilizado como contra-campo e para estabelecer o que o personagem está vendo. Este enquadramento é muito utilizado em entrevistas também.


Plongée



            Gravar alguém do alto, em Plongée, pode passar intenções diversas. Dependendo do contexto, você pode interpretar o objeto/objetivo como inferior, infantil, insignificante, fraco, pequeno, humilde ou desprezível. Este é um ótimo ângulo para demonstrar menosprezo, mas também a altura de um local.

  
Contra-Plongée


            Sintam o Poder e Glória de minha modelo. Percebam seu olhar... que admira seu brilhante futuro. Ela parece destinada a comandar nosso insignificante planeta. Tudo obra do Contra-Plongée. Essa artimanha já havia sido utilizada para endeusar Lênin (October- de 1927 – Dirigido por Sergei Eisenstein) e Hitler (Triumph of the will – de 1934- dirigido por Leni Riefenstahl).  Obviamente não quero comparar minha modelo a esses dois indivíduos. Mas sim, expressar o que este ângulo de gravação pode realçar. O Contra-Plongée, pode passar diversas intenções, dependendo do contexto. Este ângulo sugere grandeza física ou moral, superioridade, poder, arrogância, força, nobreza e domínio.


Zenital



Este ângulo denota fraqueza, humilhação, insignificância. Obviamente, a interpretação subjetiva desta imagem depende seqüência de imagens que você está utilizando.


  
Nadir (ou supino)






            Este ângulo é similar ao Contra-Plongée, também denota poder, além de dar para ver se a pessoa está com “meleca”. Esteticamente é melhor utilizado com animais voando, aranhas descendo ou objetos similares.

  
Subjetiva



Este ângulo denota raiva da minha modelo, por mim, ao descobrir que seu pagamento será uma citação no final do artigo. Ignorando o meu, quase, sufocamento... Este ângulo é utilizado para expressar a visão do personagem, sua maneira de ver o mundo e as ações que o cercam.


Agradecimentos aos amigos que me auxiliaram, como modelos, neste artigo:

Luba Amaral – Atriz, Dançarina, Professora de Dança, Operadora de Câmera e Editora de Vídeo (em Avid) - http://www.youtube.com/user/lubaamaral
Lucas Younes - Operador de Câmera e Editor de Vídeo (em Premiere) - http://www.youtube.com/user/younesproducoes
  


8 comentários:

  1. Estou fazendo um trabalho sobre a linguagem cinematográfica e este artigo foi muito útil, com uma linguagem clara e exemplos muito bons. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Estou a trabalhar na filmagem de um filme e esta arquivo vai ajudar-me muito. parabéns!!!!! abraços.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! So tem uma coisa que eu gostaria de saber... Como eu faço para mudar o ângulo de filmagem e o audio permanecer o mesmo? (Em uma entrevista por exemplo)

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! So tem uma coisa que eu gostaria de saber... Como eu faço para mudar o ângulo de filmagem e o audio permanecer o mesmo? (Em uma entrevista por exemplo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grave o áudio separado, isto é, fora da câmera. Utilize um microfone de lapela para isto. Abç

      Excluir

domingo, 4 de novembro de 2012

Planos e Ângulos de Gravação


Planos e Ângulos de Gravação

“De todas as Artes, o Cinema é a mais importante
Lênin

Planos de Gravação


Quando você está na praia, seu foco de atenção pode ser o mar e a areia, pode ser o casal entrando na água ou a criança brincando na areia. Cada cena destas pode ser definida como Plano de Gravação.
            O Plano é o “Seletor do Olhar”, é a “Ilusão da percepção real”. Cada Plano de Gravação deve possuir um significado para o espectador, que o auxiliará a compreender melhor a história que queremos contar.
            Podemos gravar nosso cenário, com pessoas e objetos, de vários ângulos e distâncias. Os Planos de Gravação não são regras, nem rígidos, mas sim uma base de entendimento entre a equipe, o Diretor de Fotografia e o Diretor.



Grande Plano Geral (Big Long Shot ou Extreme Long Shot)

     Este é um dos tipos de “Take de Localização”. Com esta imagem criamos uma ambientação e designamos uma localização para a sequencia de imagem que a seguirá. Este Take passa uma idéia de grandeza do local, muitas vezes com o “homem” sendo um item insignificante do cenário. No cinema este plano funciona bem, já na televisão é pouco explorado, por perder os detalhes na tela pequena. Não há uma regra para o tempo de exposição deste Plano, mas em geral precisamos de 8 a 12 segundos para absorver as informações.


Plano Geral (Long Shot)


            O Plano Geral também é um “Take de Localização”, mas é mais fechado e integra mais os personagens ao ambiente. Com este plano podemos mostrar melhor os detalhes do cenário. Psicologicamente, este plano pode passar a idéia de pequenez do “homem”, ou o efeito global de uma ação. Não há uma regra para o tempo de exposição deste Plano, mas em geral precisamos de 5 a 9 segundos para absorver as informações.




Plano Conjunto (Medium Long Shot)




            O Plano Conjunto é utilizado para mostrar um grupo de personagem interagindo no cenário. O Plano Conjunto substitui o Plano Geral na Televisão, pois define melhor os personagens. Existem algumas divergências sobre o Plano Conjunto, pois alguns profissionais definem que quando um personagem, sozinho em cena, está de corpo inteiro também é um Plano Conjunto. No entanto, para melhor definição de termos, utilizaremos a subdivisão Plano Inteiro.


Plano Inteiro (Plano Aberto)



Plano Inteiro, ou Plano Aberto, é utilizado para mostrar o personagem, de corpo inteiro, interagindo com o cenário. Muito similar ao Plano Conjunto, mas diferenciando-se pela quantidade de pessoas em cena. Este plano passa a idéia de uma ação global, na qual o personagem está inserido em um cenário e sua ação se integra ao mesmo. 


Plano Americano (Medium Shot)



            Por consenso, não por regra, podemos definir o Plano Americano como o enquadramento do  personagem do joelho (mais ou menos) até a cabeça. O Plano Americano foi primeiramente utilizado nos filmes de “Velho Oeste”, pois era necessário mostrar o coldre das armas. Se repararmos o nosso dia-a-dia, quando estamos, em pé, conversando com alguém, a vemos em Plano Americano. Por isso, utilizamos este plano para passar ao telespectador a idéia de que ele está participando da cena. Este é um plano que mostra muito movimento do personagem e pouca expressão facial. Pode ser utilizado para demonstrar familiaridade, dramaticidade corporal e ação corporal.



Plano Médio

            Podemos dizer que o Plano Médio enquadra da cintura (mais ou menos) para cima. Este já é um plano bastante intimista, pois possui ação e definição da emoção facial do personagem. O cenário se torna menos importante que o personagem. O valor expressivo e dramático deste plano é grande para a  narrativa.


Plano Próximo (Medium Close-up) 



            O Plano Próximo abrange do tórax para cima. Este plano se assemelha muito ao Plano Médio em termos de narrativa, no entanto, este mostra menos a ação e mais da expressão facial. O Plano Próximo é muito utilizado no Telejornalismo.



Primeiro Plano (Close-Up)





            O Primeiro Plano é a imagem do ombro para cima. Neste plano o que importa é a expressão do personagem. O cenário é o que menos importa. Utilizamos este plano para demonstrar as emoções faciais como amor, alegria, desespero e medo. Muito utilizado como um plano de impacto ou plano para demonstrar a reação do personagem.
 
Primeiríssimo Plano (Primeiro Plano Absoluto, Super-close ou Big Close-Up)




Caracteriza-se por termos o rosto do personagem dominando completamente a cena. Em termos psicológicos, seu uso é similar ao do Primeiro Plano, com maior ênfase a expressão dos olhos, nariz e boca.



Plano Detalhe (Extreme Close-up)


O Plano Detalhe é utilizado para ressaltar determinada ação, parte do corpo (olhos, boca, pés, mão, etc) ou objeto (Logo de um carro, uma fruta, etc).

Campo e Contra-Campo



Utilizamos o Campo e Contra-Campo para estabelecer uma seqüência de conversas. Ao gravarmos uma conversa entre dois personagens ou um personagem olhando para determinado objeto, precisamos estabelecer a localização espacial de ambos. No caso de gravarmos um Plano Conjunto onde os personagens estejam se olhando frente-à-frente, um à esquerda e outro à direita, para depois gravar os personagens em separado (em qualquer dos planos pessoais individuais) devemos atentar para a direção do olhar do personagem.   

  


Imagine, se na conversa, ambos os personagens estivessem frente-à-frente, mas em close estivessem ambos olhando para o mesmo lado? Isso seria uma inversão de eixo. Para contornarmos este problema devemos traçar uma linha imaginária, como na figura acima,  pelos personagens e um ângulo de 180º que a câmera não deverá ultrapassar. Assim, quando um personagem está de frente, o outro está de costas e vice-versa, sem confundirmos a cabeça do espectador.



Ângulos de Gravação

        Tá ok, os planos de gravações foram definidos. Como padrão, estes planos são todos com o ângulo no mesmo nível da testa do objetivo ou centro do objeto. O que acontece se você alterar este ângulo? E se eu gravar mais do alto ou mais baixo? Assim como os planos possuem significados subjetivos, os ângulos também os possuem. Vamos às definições:


Over the Shoulder (Sobre o Ombro)





            Este ângulo é muito utilizado como contra-campo e para estabelecer o que o personagem está vendo. Este enquadramento é muito utilizado em entrevistas também.


Plongée



            Gravar alguém do alto, em Plongée, pode passar intenções diversas. Dependendo do contexto, você pode interpretar o objeto/objetivo como inferior, infantil, insignificante, fraco, pequeno, humilde ou desprezível. Este é um ótimo ângulo para demonstrar menosprezo, mas também a altura de um local.

  
Contra-Plongée


            Sintam o Poder e Glória de minha modelo. Percebam seu olhar... que admira seu brilhante futuro. Ela parece destinada a comandar nosso insignificante planeta. Tudo obra do Contra-Plongée. Essa artimanha já havia sido utilizada para endeusar Lênin (October- de 1927 – Dirigido por Sergei Eisenstein) e Hitler (Triumph of the will – de 1934- dirigido por Leni Riefenstahl).  Obviamente não quero comparar minha modelo a esses dois indivíduos. Mas sim, expressar o que este ângulo de gravação pode realçar. O Contra-Plongée, pode passar diversas intenções, dependendo do contexto. Este ângulo sugere grandeza física ou moral, superioridade, poder, arrogância, força, nobreza e domínio.


Zenital



Este ângulo denota fraqueza, humilhação, insignificância. Obviamente, a interpretação subjetiva desta imagem depende seqüência de imagens que você está utilizando.


  
Nadir (ou supino)






            Este ângulo é similar ao Contra-Plongée, também denota poder, além de dar para ver se a pessoa está com “meleca”. Esteticamente é melhor utilizado com animais voando, aranhas descendo ou objetos similares.

  
Subjetiva



Este ângulo denota raiva da minha modelo, por mim, ao descobrir que seu pagamento será uma citação no final do artigo. Ignorando o meu, quase, sufocamento... Este ângulo é utilizado para expressar a visão do personagem, sua maneira de ver o mundo e as ações que o cercam.


Agradecimentos aos amigos que me auxiliaram, como modelos, neste artigo:

Luba Amaral – Atriz, Dançarina, Professora de Dança, Operadora de Câmera e Editora de Vídeo (em Avid) - http://www.youtube.com/user/lubaamaral
Lucas Younes - Operador de Câmera e Editor de Vídeo (em Premiere) - http://www.youtube.com/user/younesproducoes
  


8 comentários:

  1. Estou fazendo um trabalho sobre a linguagem cinematográfica e este artigo foi muito útil, com uma linguagem clara e exemplos muito bons. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Estou a trabalhar na filmagem de um filme e esta arquivo vai ajudar-me muito. parabéns!!!!! abraços.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! So tem uma coisa que eu gostaria de saber... Como eu faço para mudar o ângulo de filmagem e o audio permanecer o mesmo? (Em uma entrevista por exemplo)

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! So tem uma coisa que eu gostaria de saber... Como eu faço para mudar o ângulo de filmagem e o audio permanecer o mesmo? (Em uma entrevista por exemplo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grave o áudio separado, isto é, fora da câmera. Utilize um microfone de lapela para isto. Abç

      Excluir